06 agosto 2009

6 de Junho: Pont de Suert - Escalona, 86 km



Etapa muito dura e longa, com um desnível acumulado superior a dois mil metros.
Manhã de chuva e, logo à saída de Pont de Suert, atravessa-se o rio e deixa-se a Catalunha para entrar em Aragão. Primeira subida do dia por uma pista em mau estado e enlameada. Já em pleno Pirinéu aragonês iniciámos a segunda subida, com uma parte final duríssima. Esta zona é bastante solitária e a descida fez-se por um caminho com muita lama e gravilha. A minha bike não tem travões de disco e a lama ia-se acumulando nos calços dos travões, travando as rodas e obrigando-me a pedalar, mesmo em descida. A pressão da lama foi tanta que o cabo do travão traseiro soltou-se e fiquei sem travões a meio da descida. Depois de limpar a lama e colocar o cabo no sítio, continuei a descer sem mais percalços, à excepção da lama que se ia acumulando.
Com a bike completamente coberta de lama, chegámos a Senz, onde iniciámos a terceira subida. Parámos em Viu para almoçar, numa casa de turismo rural, onde aproveitámos para lavar as bicicletas. Continuámos a subir até ao Coll de Cullibert e fomos de novo brindados com chuva e trovoada, para ajudar à dureza da subida.
Felizmente que a quarta e última rampa do dia era mais curta e mais fácil, mas a descida final, com um desnível de cerca de novecentos metros, era por uma pista com gravilha, até se apanhar a estrada que nos levou ao Hostal Revestido, em Escalona, já no final da tarde.


Sem comentários: