16 julho 2008

18 de Maio: Camprodon - Planoles, 60 km




O dia amanheceu com aguaceiros a alternar com breves períodos de sol e temperatura baixa.

Tomámos o pequeno-almoço e esperámos cerca de 45 minutos para ver a evolução das condições meteorológicas.

Decidimos arrancar, mesmo com chuva e, mal tínhamos acabado de sair, o céu cobriu-se por completo e a chuva intensificou-se. Os primeiros quilómetros eram em estrada, mas a chuva e o frio criavam uma situação de desconforto.

Passámos o cruzamento para Tregurà, dando início à subida da manhã, sempre sob uma chuva persistente.

Cerca dos 1400 metros de altitude, em Tregurà de Dalt, a chuva parou e o asfalto dava lugar a uma pista em terra. Com paisagens fantásticas continuámos a subida, que só acabaria no Collet de la Gralla, a 2060 metros. Quase no cimo da montanha, durante uma breve paragem, avistámos duas águias mesmo por cima de nós, a planar. Logo de seguida, recomeçou a chover e tivemos que nos abrigar no refúgio de montanha, onde vestimos as camisolas térmicas, perneiras e impermeáveis, já que a seguir havia uma descida longa e o frio era intenso. Aproveitei alguns jornais deixados no refúgio para colocar no peito, como protecção suplementar.

Os primeiros quilómetros da descida foram penosos. Caía uma chuva gelada, que nos martirizava a cara e, no meu caso, os dedos, pois era o único que não levava luvas com dedos. A meio da descida, a chuva parou e o sol abriu, o que nos permitiu aumentar o ritmo. A consequência foi uma queda aparatosa do Josep Lluis, que se esfarrapou todo. O piso tinha muita pedra solta e algumas curvas apertadas, obrigando a muita prudência, pois eram quase vinte fatigantes quilómetros a descer. Além da queda, houve mais um furo, mas chegámos a Ribes de Freser a tempo de almoçar.

A parte da tarde reservava-nos mais chuva, que práticamente não parou até chegarmos a Planoles. Chegámos já no final da tarde, com bastante frio e desejosos de um banho quente.

Ficámos na Fonda Cal Daldó, onde jantámos e dormimos. A previsão do tempo para o dia seguinte mantinha-se inalterada, com chuva para toda a zona dos Pirinéus.

Sem comentários: