21 outubro 2010

21 de Setembro: Salamanca - Tábara, 140 km

A partir de Salamanca começava a parte da Via da Prata que eu já conhecia por a ter feito há três anos. Inicialmente esta sexta etapa estava prevista para acabar em Zamora, apenas 67 quilómetros, mas acabámos por a esticar até Tábara.
De Salamanca a Zamora são 67 quilómetros com um acumulado de apenas 370 metros, portanto sem grandes dificuldades. Saímos com sol, mas a chuva que tinha caído no dia anterior fez com que o caminho apresentasse alguma lama, além dalgumas partes com bastante areia e regos traiçoeiros. Mesmo assim chegámos a Zamora para almoçar. Logo aí decidimos que era uma pena desperdiçar a tarde inteira sem pedalar e resolvemos continuar caminho, até para encurtar a etapa seguinte, que se previa difícil.
Assim comemos um bocadillo em Zamora e arrancámos. O caminho era essencialmente plano, exceptuando a parte final, com algumas subidas e em que os muitos quilómetros nas pernas já faziam mossa.
Chegámos a Tábara às 20:00, já com a luz do dia a fugir. Fazer 140 quilómetros de BTT com alforjas não é brincadeira e estávamos estourados. Foi comer e dormir.

 O macho a guardar o rebanho.
Monumento aos peregrinos perto de Zamora.

Sem comentários: